Você quer Viver de Fotografia?

||Você quer Viver de Fotografia?

Você quer Viver de Fotografia?

Eu sempre tive o sonho de criar um conteúdo que ajudasse novos fotógrafos e também para aqueles que já estão trabalhando como fotógrafos profissionais mas sentem dificuldade em gerir seu negócio. Um conteúdo em que eu pudesse mostrar como é possível viver de fotografia.

Esse conteúdo é pra Luiza e pro Antonio e talvez seja pra você.

A História da Luiza

Luiza um dia navegava pelas redes sociais e começou a perceber que algumas imagens são melhores do que outras. Começou meio assim, do nada, vendo em posts de amigos que uma luz era bonita, uma sombra podia também ser uma forma e mesmo sem entender nada de fotografia sabia o que era bom. Tomou gosto de olhar e observar.

Um dia ela pensou em comprar uma câmera melhor, mas sem dinheiro pediu emprestado pra um amigo. Começou fotografando a família, os amigos, as flores e plantas e percebeu que gostou do resultado. E ficou feliz. A fotografia despertou em Luiza um sentimento bom que há muito tempo ela não vinha tendo.

Luiza é movida a sensação de prazer. Ela precisa sentir algo bom, pois esse sentimento é que a impulsiona pra dar aquele passo à frente. O famoso seguir adiante.

A História do Antônio

Já o Antonio, sempre gostou de foto. Um dia pegou a câmera do seu primo emprestado e tentou fazer uma foto das estrelas que havia visto na internet. Seu primo lhe deu algumas dicas e la se foi. Não conseguiu na primeira vez, mas insistiu uma, duas e até que na terceira vez ele conseguiu. Antonio aprende fácil, ele lê e logo aplica o que aprendeu. Antonio fez uma longa exposição, o resultado ficou igual o da internet e ele curtiu muito fazer aquilo. Então sentiu um prazer imenso por sua conquista, um sentimento bom que a muito tempo não vinha tendo. Antonio é movido a desafios. Ele precisa deles pra enfrentar seu sentimento de tédio.

E assim somos cada um de nós.

Os Desafios

Precisamos de algo que nos dê prazer ou que nos desafie. Ou até mesmo os dois!

Antonio estava desempregado, ainda lhe resta um pouco de dinheiro de sua rescisão. Mas ele é confiante e não precisou de muitos incentivos pra decidir que quer trabalhar como fotógrafo profissional. As vezes Antonio pode parecer impulsivo e precipitado, mas ele também é decidido e focado. Antonio agora precisa direção, de dicas, precisa se organizar, precisa saber onde estão os clientes, como encontrá-los ou como fazer com que encontrem ele, precisa entender de mídias sociais, precisa aprender como atender um cliente, como cobrar, que equipamento ele precisa ter para começar, precisa encontrar seu estilo, precisa saber que cursos fazer, por onde começar a estudar, procurar parceiros pra trabalhar e assim tentar alavancar uma carreira e empreender um novo negócio. São muitos os passos, mas Antonio é movido a desafios e tudo o que o amedronta também o impulsiona.

Ja a Luiza, é uma ótima profissional, tem um cargo de analista em uma empresa de Marketing, ganha 5000 reais por mês que a sustenta, mas ela está muito aborrecida com a empresa em que trabalha, está sempre deprimida, irritada e entediada.

Um dia as pessoas começam a notar que as fotos de Luiza eram tão boas e começaram a elogiar. Um elogio atrás do outro, um incentivo atrás do outro. Então, apareceu aquele convite despretensioso do amigo de um amigo lhe pedindo pra fotografar um batizado.

E lá foi Luiza, curtindo muito, mas morrendo de medo. Não cobrou nada! Não podia, porque não se achava uma profissional e estava insegura.

Começou então a fotografar um evento no fim de semana, uma amiga gestante em outra, e depois outra, e depois outra. Agora Luiza está mais sobrecarregada do que nunca. Trabalha na agência de 2-feira a 6-feira e fotografa nos fins de semana. Tem muitas fotos pra tratar, está sem tempo pra ler tudo o que precisa e estudar. A fotografia já lhe traz alguma renda, o trabalho na agência esta cada dia mais difícil mas ela tem dúvidas se profissionalizar seu hobby é mesmo a melhor escolha. O sonho é muito grande e Luiza não aguenta mais os dias dentro de um escritório recebendo ordens repetidas. Mas também é grande sua insegurança e se ela não bastasse, ainda lhe falta o apoio da família para seguir adiante como fotógrafa profissional.

Viver de Fotografia

Diferentes personalidades e de diferentes caminhos começaram, mas agora as necessidades de Antonio e Luiza, são as mesmas.
Esta web série é para todos que se identificaram em algum ponto com a história de Antonio ou da Luiza. Que almejam a fotografia como profissão, como um negócio rentável e também como algo prazeroso e desafiador.

Empreender em algo novo nunca é fácil. Existe sempre o risco de não dar certo e o erro pode causar consequências desastrosas. Mas existe também a chance de dar certo e você definitivamente sentir que realizou o seu sonho, que buscou e alcançou.

Como fazer então pra resolver essa equação?

Primeiro é preciso saber que toda escolha implicará numa perda. Sempre. E que sentir medo faz parte e é bom. O medo é aquela voz no ouvido que te lembra constantemente que algo pode dar errado. Mas agora o mais importante a saber é que é possível minimizar tudo o que pode dar errado. Tomar decisões com pé no chão, mas sem abrir mão do seu sonho.

Como? Nos cercando do máximo de informações necessárias, estudando, planejando, nos cercando de boas referências e de pessoas que nos ajudam, incentivam e motivam. Gente que tem o pé no chão, mas também sonha alto. É preciso distinguir críticas construtivas das críticas tendenciosas.

Se você se identificou em algum ponto com a história do Antonio ou com a história da Luiza teremos muita coisa a compartilhar nesta web série. Meu compromisso é ser verdadeiro com tudo que pode dar errado. Mas vamos traçar planos pra mitigar estes riscos e vamos juntos descobrir se a fotografia pra você será apenas um hobby, uma diversão, uma profissão de fim de semana ou um negócio de sucesso empreendido por você!

Clique no link abaixo para participar da Web Série Viver de Fotografia, 100% online e gratuita.

http://viver.fotografodesucesso.com.br

By |2017-09-22T09:35:50+00:00setembro 22nd, 2017|Categories: Negócios|0 Comments

About the Author:

Renato dPaula, formado em Publicidade e Propaganda, marido e pai, é um premiado fotógrafo de casamentos que coleciona mais de 100 prêmios nacionais e internacionais pelas principais associações de fotografia do mundo. Já foi listado entre os TOP 10 do mundo pela respeitada associação internacional ISPWP e apareceu por mais três vezes na lista dos TOP 20. Conquistou por duas vezes em 2013 e 2014 o prêmio Wedding Best nas categorias Making of e Fine Art e recebeu o troféu Lente de Ouro em 2014 pelos mais premiados do ano. Já foi palestrante dos maiores e mais respeitados eventos de fotografia do Brasil. É o idealizador do projeto Fotógrafo de Sucesso e hoje divide seu trabalho de fotografia entre workshops e mentorias para fotógrafos de todo o Brasil.  Seu trabalho é marcado pelo registro documental que retrata a história das famílias que fotografa. Casamentos, partos e a fotografia documental de família são três trabalhos que definem sua identidade como profissional. Em suas imagens ganham destaque o ruído, a textura e o contraste. Relevância é a palavra que define o que fotografa, segundo ele mesmo.

Leave A Comment

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.
Inscreva-se na nossa Newsletter

Inscreva-se na nossa Newsletter

Entre para nossa lista e receba mensagens que vão levar sua fotografia e negócio a outro nível.

Falta apenas mais um passo. Você precisa confirmar seu email!