Fotografia analógica: o que é preciso saber para começar

||Fotografia analógica: o que é preciso saber para começar

Fotografia analógica: o que é preciso saber para começar

A fotografia digital já há algum tempo domina a produção de imagens, tanto profissionais quanto amadoras. A facilidade, praticidade e os valores cada vez mais acessíveis dos equipamentos causou uma verdadeira revolução nesse campo. Entretanto, a antiga fotografia analógica ressurge com roupagens artísticas para encantar novos fotógrafos e seus clientes.

Na verdade, a fotografia com filme nunca morreu. Tanto que algumas empresas ainda fabricam o negativo para o consumo de fotógrafos amadores e profissionais. E uma das principais razões para que ainda exista público para os filmes é a paixão que muitos sentem pelo processo de produção de revelação das imagens.

Preparamos este texto com tudo o que você precisa saber para começar a brincar com a fotografia analógica. Siga em frente!

Fotografia Analógica

A volta do analógico

A volta da fotografia analógica diz muito sobre o momento que vivemos em termo de popularização do digital. Em busca de fuga do que já está “saturado”, a moda e a estética retrô se torna uma opção “inovadora”.

Entretanto, há entusiastas que nunca abandonaram o filme e reúnem-se em grupos para desfrutar os prazeres gerados pela fotografia que será revelado aos olhos muito tempo depois do clique.

Esse prazer é compartilhado, hoje, por muitos jovens que nunca tiveram contato com os filmes no cotidiano em família.

Onde encontrar equipamentos para fotografia analógica

Uma das maneiras mais usuais de conseguir equipamentos analógicos é garimpar com amigos e familiares. Geralmente, a câmera é doada para o entusiasta, já que provavelmente está encostada há tempos em alguma gaveta da casa.

Outra opção é a busca de equipamentos mais simples em lojas especializadas, como as que existem no centro de São Paulo, ou pela internet.

Há ainda a opção de se aventurar na fotografia analógica por meio das toy cameras, que são simples e baratas. As mais populares, principalmente no Brasil, são os modelos da Lomography, com preços que variam entre R$ 169 e R$ 1.400.

Conheça os filmes fotográficos

Existem diversos tipos de formatos de filmes fotográficos. Os principais formatos são os de 35mm e 120mm.

O formato de 120mm permite uma profundidade de campo maior, assim como fotos de maior qualidade. Entretanto, o custo para produzir as imagens é até cinco vezes maior do que o custo com os filmes de 35mm.

Os tipos de filmes mais populares são os negativos preto e branco, os negativos coloridos e os filmes cromo.

Os negativos preto e branco, obviamente, são voltados para os fotógrafos que adoram a estética monocromática. É o tipo mais fácil de revelar de modo caseiro, apesar de o rolo ser mais caro que o filme colorido.

O filme colorido é mais barato, talvez por ser mais popular. Há muitas possibilidades dentro desse tipo de filme, pois cada um apresenta um resultado diferente de intensidade de saturação e contrastes. Há negativos convencionais e os voltados à fotografia profissional.

Os filmes cromo exibem a imagem com sua forma final ainda na película e necessitam de um processo bem característico de revelação. Eles oferecem uma resolução maior do que o negativo comum e eram muito populares nos anos 80 e 90.

Cuidados na hora de fotografar

Os filmes fotográficos oferecem uma maior margem de erro na hora de fazer imagens. Por isso, é essencial estudar muito sobre técnicas e composição além de treinar muito o olhar e absorver referências.

Outra coisa importante é estudar todas as questões técnicas que envolvem o seu equipamento. A operação adequada da máquina é fundamental para não perder poses do seu filme.

Outro problema bem comum na fotografia analógica é o transporte de equipamentos, principalmente durante uma viagem. Os rolos vão ocupar bastante espaço. Outra questão a se enfrentar são as avarias nos filmes ocasionadas pelos raios-x dos aeroportos. O problema é raro, mas acontece.

A escolha de um laboratório de confiança

Uma questão das mais importantes: analise os serviços de revelação de sua cidade. Se existirem mais de uma opção, faça testes e verifique em qual você consegue uma resultado de maior qualidade para suas imagens.

Se não houver laboratórios (na maioria das cidades pequenas e mesmo nas maiores, já não existem), você pode enviar filmes e receber as revelações pelos Correios.

Não poder revelar seus negativos pode ser frustrante. Mas também pode ser um estímulo para montar um laboratório caseiro, por que não?

Nas capitais, esse problema praticamente não existe, pois com uma quantidade de usuários maior, há grande oferta de opções. Troque ideias com outros fotógrafos e escolha um laboratório que seja da sua confiança.

A fotografia analógica é apaixonante e pode ser um hobby criativo ou uma ótima escolha para agregar valor à sua atividade profissional. Comece por um bom estudo sobre as características dos equipamentos e das referências e seja feliz!

O que você achou deste conteúdo? Você ainda possui um equipamento analógico? Que tal colocá-lo em uso? Compartilhe suas experiências com a gente por meio dos comentários!

By |2017-11-19T16:49:16+00:00dezembro 4th, 2017|Categories: Fotografia|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.
Inscreva-se na nossa Newsletter

Inscreva-se na nossa Newsletter

Entre para nossa lista e receba mensagens que vão levar sua fotografia e negócio a outro nível.

Falta apenas mais um passo. Você precisa confirmar seu email!