Equipamentos | Nei Bernardes

||Equipamentos | Nei Bernardes

Equipamentos | Nei Bernardes

Sou fotógrafo de casamentos e fotografo também alguns ensaios de família e debutantes. Vou mostrar aqui os equipamentos que uso para fazer meu trabalho. Eu já fui um fotógrafo neurótico por equipamentos, comprava quase todos os lançamentos da Nikon, tanto em câmeras, lentes, flash, os lançamentos de iluminação de led da Energia e outras tralhas. Hoje sou um fotógrafo oposto, totalmente desapegado aos equipamentos e usando o mínimo possível. Tenho feito alguns casamentos somente com uma câmera, uma lente 35 mm e um flash em cima da câmera. Claro que tenho equipamento reserva, outras lentes e outras formas de iluminar em minha mochila, mas tenho me permitido a experimentar a fotografar totalmente preocupado com o que estou vendo e despreocupado com o equipamento.

equipamentos nei bernardes

Fotografando Ensaios

Para fotografar ensaios, normalmente eu uso uma Nikon D700 somente. A lente que mais uso em ensaios é a 35mm e a 50mm. Mas tenho comigo sempre uma 24mm, uma lens baby 35mm e uma lens baby 80mm. As lens baby eu carrego comigo sempre, mas uso bem pouco. Tenho que estar inspirado para usar elas e dependo muito da locação, já que são lentes que causam um desfoque na imagem.

equipamentos nei bernardes

Fotografando Casamentos

Para Fotografar casamentos, normalmente uso duas câmeras presas no Black Hold. Uso uma Nikon D810 com uma 35 mm e uma Nikon D700 com uma 50mm. Casamentos de dia, somente com luz natural e casamentos a noite uso um led da Energia, para fazer uma luz de enchimento e corrigir um pouco as sombras nos olhos das pessoas. Estou sempre com pelo menos um flash na D810, para caso precisar… na balada continuo com as duas câmeras só que na D700 troco a 50mm por uma 24mm. Uso muito flash em cima da câmera, fazendo luz rebatida ou luz direta mesmo. Gosto de usar flash na câmera para ter mais mobilidade, não depender de assistente e ficar mais discreto para fotografar. Uso muitos cartões de 32 gb e 64 gb.

equipamentos nei bernardes

Equipamentos

Nikon D700, pra mim esta câmera é um tanque de guerra, não acaba nunca, já perdi a conta de quantas vezes troquei obturador.

Nikon D810, comprei esta câmera assim que foi lançada em 2014 porque eu estava nos EUA fotografando um casamento e tinha que aproveitar para comprar uma câmera e foi a bola da vez. O arquivo dela é gigantesco, não recomendo ela para fotografar casamentos.  Mas é uma câmera fantástica.

Lente 35mm 2.0, minha lente favorita, a que mais uso. Adoro esta lente por ser muito leve e não fotografo em aberturas muito baixas, então ela me atende bem.

Lente 50mm 1.4, uso ela mais em ensaios.

Lente 24mm 2.8, uso muito na balada. Gosto de chegar bem perto e é uma lente bem leve. Ela causa um pouco de distorção, mas não me incomodo, parece a visão dos convidados meio bêbados.

Lente lens baby 35mm, lente de foco seletivo circular. Uso muito pouco, mas tenho fotos que gosto muito com ela

Lente lens baby 80mm, lente de desfoque em tarja, parece com uma TF. Quase não uso, mas está sempre na mochila nos ensaios.

Flash SB900, uso muito em cima da câmera, mas as vezes uso fora com rádio flash

Led Energia Pró Light, este led é fantástico, pena que não fabricam mais. Gosto muito, tem uma luz mais centralizada e é muito leve.

Rádio Pocket Wizard Plus III, por nenhum motivo especial.

Agarra para flash, uso para pendurar o flash nas estruturas de pista principalmente.

Cartões San Disk de 32 e 64 gb. Carrego sempre muitos cartões comigo, normalmente o dobro que necessito. Não posso fazer economia em cartões e baterias reservas.

Fotógrafo: Nei Bernardeswww.beth.fot.br

nei bernardes casamento

By |2017-02-16T13:43:08+00:00fevereiro 16th, 2017|Categories: Equipamentos|7 Comments

About the Author:

Renato dPaula, formado em Publicidade e Propaganda, marido e pai, é um premiado fotógrafo de casamentos que coleciona mais de 100 prêmios nacionais e internacionais pelas principais associações de fotografia do mundo. Já foi listado entre os TOP 10 do mundo pela respeitada associação internacional ISPWP e apareceu por mais três vezes na lista dos TOP 20. Conquistou por duas vezes em 2013 e 2014 o prêmio Wedding Best nas categorias Making of e Fine Art e recebeu o troféu Lente de Ouro em 2014 pelos mais premiados do ano. Já foi palestrante dos maiores e mais respeitados eventos de fotografia do Brasil. É o idealizador do projeto Fotógrafo de Sucesso e hoje divide seu trabalho de fotografia entre workshops e mentorias para fotógrafos de todo o Brasil.  Seu trabalho é marcado pelo registro documental que retrata a história das famílias que fotografa. Casamentos, partos e a fotografia documental de família são três trabalhos que definem sua identidade como profissional. Em suas imagens ganham destaque o ruído, a textura e o contraste. Relevância é a palavra que define o que fotografa, segundo ele mesmo.

7 Comments

  1. Arthur Rosa 16 de fevereiro de 2017 at 16:21 - Reply

    Massa! Kit simples, mas que oferece tudo que um grande fotógrafo como o Nei precisa.
    Convida mais gente aí, Renato. 😀

  2. Ricardo Pieranti 16 de fevereiro de 2017 at 16:35 - Reply

    Muito bom…mostra que menos pode ser mais….

  3. Paula Freitas 16 de fevereiro de 2017 at 17:53 - Reply

    Sensacional.
    Tá demais esse site,
    parabéns!

  4. Marcelo Ebani 16 de fevereiro de 2017 at 21:05 - Reply

    Muito Show!
    Já aguardando próximos textos!
    Abraço!

  5. Douglas Arantes 16 de fevereiro de 2017 at 21:35 - Reply

    Excelente equipamento, graças a essas lentes e modo de como ele usa dá pra fazer uma adaptação pra quem tá começando (como eu) a fotografar. Por exemplo, quem tem 2 câmeras Canon ou Nikon, pode usar a T5 ou T5i (T6i ou T7i [lançada agora] muito cara) ou D3200 ou 5200 (eu prefiriria a linha D7000). As lentes vaia dica: usa a 18-55 (que vem no kit mesmo) essa lente equivale a 28 mm na Canon, 27 mm na Nikon, em um dos corpos e vc pode usar em f/ 3.5 (baixo desfoque, média profundidade) e no segundo corpo a famosa 50 mm 1.8 STM Canon (equivale a 80 mm), ou pros Nikonzeiros pega a 35 mm 1.8 G / D que você tem uma 50 mm (52,5 mm) ou tenha a 50 mm 1.8 G / D (equivalente a 75 mm) e seja feliz. Flash na câmera com a 18 mm e luz natural com alto ISO no segundo corpo, depois reveza!!!

    Mas mas considerações do Nei e do Renato são esclarecedoras, de abrir a mente!!!!!

  6. João Ferreira 10 de março de 2017 at 15:42 - Reply

    Olá, muito bacana o post.

    Você poderia me informar onde encontro essa agarra para flash?

Leave A Comment

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.
Inscreva-se na nossa Newsletter

Inscreva-se na nossa Newsletter

Entre para nossa lista e receba mensagens que vão levar sua fotografia e negócio a outro nível.

Falta apenas mais um passo. Você precisa confirmar seu email!