Edição de fotos mais rápida com Joystick e Photomechanic

||Edição de fotos mais rápida com Joystick e Photomechanic

Edição de fotos mais rápida com Joystick e Photomechanic

Por muito tempo estou planejando compartilhar uma parte da minha edição de fotos. Uma edição de fotos mais rápida para economizar o seu tempo no computador.

Edição não é o tratamento das fotos, é a curadoria, a escolha delas.

E como esse é um trabalho que demanda muito do nosso tempo trabalhando como fotógrafo eu sempre tento descobrir novas formas de reduzir e facilitar o meu fluxo de trabalho. Essa é uma das dicas técnicas que dou rapidamente durante os três dias intensos do Workshop de Curadoria. E como é um processo que eu nem sempre consigo falar por completo durante o workshop, resolvi gravar um video bem detalhado.

Hoje eu uso basicamente o teclado e um joystick de videogame para fazer a edição das minhas fotos. Com o joystick é bem rápido e prático, além de tornar o processo mais divertido e menos cansativo por eu não precisar ficar com a mão apoiada na mesa e no teclado. Já o teclado eu uso quando estou viajando e não quero levar o joystick.

Tutorial em Video

Esse é o meu primeiro video para o meu Canal no Youtube. Releva porque estou travadão no começo! 🙂

Programas usados para configurar o joystick e teclado
Photomechanic
USB OverDrive (OSX)
Joystick Mapper (OSX)
JoyToKey (Win)
InputMapper (Win)

Joystick
Nimbus (bluetooth)
Qualquer outro joystick USB

O Workshop de Curadoria tem três dias de duração e vai muito além de apenas uma técnica de edição no computador. Para mais informações acesse a seção de cursos.

Gostou? Compartilhe! E se você fizer de uma forma diferente, compartilhe nos comentários para todos também saberem.

By |2016-10-27T14:55:56+00:00julho 28th, 2016|Categories: Fotografia|11 Comments

About the Author:

Renato dPaula, formado em Publicidade e Propaganda, marido e pai, é um premiado fotógrafo de casamentos que coleciona mais de 100 prêmios nacionais e internacionais pelas principais associações de fotografia do mundo. Já foi listado entre os TOP 10 do mundo pela respeitada associação internacional ISPWP e apareceu por mais três vezes na lista dos TOP 20. Conquistou por duas vezes em 2013 e 2014 o prêmio Wedding Best nas categorias Making of e Fine Art e recebeu o troféu Lente de Ouro em 2014 pelos mais premiados do ano. Já foi palestrante dos maiores e mais respeitados eventos de fotografia do Brasil. É o idealizador do projeto Fotógrafo de Sucesso e hoje divide seu trabalho de fotografia entre workshops e mentorias para fotógrafos de todo o Brasil.  Seu trabalho é marcado pelo registro documental que retrata a história das famílias que fotografa. Casamentos, partos e a fotografia documental de família são três trabalhos que definem sua identidade como profissional. Em suas imagens ganham destaque o ruído, a textura e o contraste. Relevância é a palavra que define o que fotografa, segundo ele mesmo.

11 Comments

  1. Junior Prado 29 de julho de 2016 at 07:58 - Reply

    Cara!!! que fantástico… agora só no hadouken… 🙂 🙂

  2. Fernando 29 de julho de 2016 at 12:14 - Reply

    quero um controle agora rssss

  3. Arthur Rosa 30 de julho de 2016 at 12:33 - Reply

    Ótima dica! Gostei do video, Renato.
    Mas porque editar é escolher? Pela definição no dicionário não tem nada a ver com o processo de escolha.
    Acho que o termo ideal seria seleção ou curadoria para posterior edição.

    • Renato dPaula 2 de agosto de 2016 at 02:32 - Reply

      Obrigado Arthur!
      Procure pelo termo edição no dicionário e você verá que tem tudo a ver com a escolha. Edição é um termo muito usado em textos e também em videos, quando edita-se o conteúdo que será mostrado ou divulgado. Edição de fotos nada mais é do que fazer a mesma coisa com as fotos que escolheremos e divulgaremos. Seleção e curadoria podem também ser usadas para isso. O que você diz como “posterior edição” o correto é posterior “tratamento” ou “pós-produção”.
      Forte abraço e obrigado pelo comentário!

  4. Janaina oliveira 14 de setembro de 2016 at 21:56 - Reply

    Adorei!!! Sou fã do seu trabalho!!! 💐💐💐

  5. Ricardo Carvalho 30 de setembro de 2016 at 22:21 - Reply

    Que maravilha de informação Renato!
    Hoje eu passei o dia todo pesquisando na internet. Vi uma foto outro do Henrique Ribas em seu Instragram com o joystick e fui pesquisar. Deu quase tudo certo aqui, só não ficou 100% porque está apresentando um erro aqui com o vsco keys e o com o PFixer. Usei um de cada e nada. O interessante que o o PFixer com o Lightroom 5 dar certo, mas com o Lightroom CC não dar certo. O Vsco key apresenta um erro. Já liberei em preferencias e nada.
    Qual você esta usando?
    Se estivesse visto este video hoje quanto tempo eu pouparia de pesquisar rsrs. Quem esse link agora pouco foi o Henrique, perguntando ele rsrs.
    Depois de muita pesquisa foi esse artigo que me ajudou
    https://medium.com/art-marketing/using-a-gaming-controller-in-adobe-photoshop-lightroom-6f79e95bd898#.snehoqi54

    Compartilhando!
    Veja que interessante esse tutorial de um grande fotografo da Argentina. Martin Sedaca
    https://vimeo.com/64734585

    Um forte abraço!
    Valeu!!!

    • Renato dPaula 31 de outubro de 2016 at 14:41 - Reply

      Obrigado por compartilhar, Ricardo!
      Eu uso somente o PFixer mesmo já que o VSCO Keys foi descontinuado e não tem mais atualizações e nem garantia de compatibilidade com os novos OS. Sugiro usar o PFixer mesmo.

  6. Ricardo Carvalho 1 de outubro de 2016 at 00:45 - Reply

    Renato, deu certo aqui eu configurar o Pfixer. O problema que estava acontecendo é o Lightroom 5 que estava funcionando estava em Inglês e o o CC que não estava funcionando o Pfixer estava em português, ai eu mudei pro inglês e deu certo.
    Quem me deu uma ajudinha nisso foi o Henrique Ribas.
    Isso serve para aqueles que vão instalar o Pfixer e não funcionar é porque esse é um dos motivos. Inglês tudo colegas!!

    Um forte abraço!

  7. Giuliano Cecatto 26 de junho de 2017 at 10:15 - Reply

    Fala, Renato. Tudo bem? É possível utilizar o Joystick no Lightroom para pós produção? Abração.

Leave A Comment

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.
Inscreva-se na nossa Newsletter

Inscreva-se na nossa Newsletter

Entre para nossa lista e receba mensagens que vão levar sua fotografia e negócio a outro nível.

Falta apenas mais um passo. Você precisa confirmar seu email!