Por que eu mudei da Canon 5D III para a Nikon D750?

É interessante como um simples post no Facebook sobre minha mudança de Canon para Nikon gerou tanto interesse entre os fotógrafos. É sempre uma expectativa muito grande do por quê da mudança de uma marca ou mesmo modelo de câmera. Eu mesmo tenho essa curiosidade quando um amigo ou colega muda de equipamento. É interessante entender o outro ponto de vista. E por isso estou aqui compartilhando o meu com você.

Depois de 8 anos fotografando com equipamentos Canon, agora I am Nikon. Todos nós fotógrafos sabemos da dificuldade e complexidade que envolve uma troca de marca. Não é somente a câmera. Envolve as lentes, flash, baterias, algumas vezes cartões e outros acessórios que eram especificamente para aquela marca, como os rádios flash, por exemplo, dentre tantos outros mais. Além do aspecto financeiro há todo um processo de adaptação no que envolve essa troca.

Em 2013 tive a oportunidade de recomeçar usando a marca que eu quisesse, comprando tudo do zero. Na época eu buscava uma substituição para minha 5D II. A decisão naquele momento foi entre a Canon 5D III e a Nikon D800.

A 5DIII foi minha opção por conta do alto ISO e também por possuir menos megapixels. A D800, um modelo mais voltado para a fotografia publicitária, com seus 36 megapixels produziria arquivos gigantescos e desnecessários para o meu trabalho como fotógrafo de casamento e família. Isso implicaria na compra de cartões mais rápidos e de maior capacidade (naquela época um Sandisk CF 32Gb de 160Mb/s custava US$150 cada), além do armazenamento físico nos HDs, maior processamento do computador e maior tempo de transferência dos arquivos para backup e trabalho. O arquivo RAW reduzido da D800 não supria minhas necessidades.

Agora minha troca veio por conta de um sensor com qualidade superior, o AF muito mais rápido e preciso e uma câmera que tivesse o segundo slot do cartão de memória tão rápido quanto o primeiro. Para minha surpresa os aspectos positivos foram muito além desses três pontos principais e minha adaptação foi muito bem obrigado!

Por anos ouvi de meus amigos e colegas nikonzeiros se vangloriando do rápido foco das câmeras Nikon. Enquanto eu sofria com o lento foco da Canon 85mm 1.2L, os nikonzeiros estavam sorrindo usando sua Nikon 85mm 1.4. Minha alternativa foi usar a Canon 85mm 1.8 que era mais rápida que a incrível mas sofrível 85 1.2L.

Li em alguns reviews e tive o feedback de alguns amigos fotógrafos que usavam a D750 que essa era a câmera perfeita para o fotógrafo de casamento. Eu estava tão acomodado com a minha Canon que eu não queria mudar. Conheço de cabo a rabo os controles e minha configuração personalizada me proveu sempre muita agilidade para registrar rapidamente o que eu quisesse. Mas a Nikon fez uma excelente câmera e que exatamente nesse aspecto me surpreendeu muito.

Antes de continuar, quero deixar claro que este não é um review técnico das duas câmeras. Você vai encontrar muita informação sobre elas no site dpreview.com. Estou compartilhando aqui o que funcionou e o que não funcionou pra mim. Meu estilo de fotografar e o que eu busco num equipamento pode ser diferente pra você.

Esse review é baseado na minha experiência e necessidade como fotógrafo documental de casamento e família. Tenha isso em mente que o que menciono aqui é direcionado para esses fotógrafos.

Meu equipamento base para fotografar casamento

Antes, com Canon:
Canon 5D MKIII (2 corpos)
Canon 24mm 1.4L II
Canon 35mm 1.4L
Canon 50mm 1.2L
Canon 85mm 1.8

Agora, com Nikon:
Nikon D750 (2 corpos)
Nikon 35mm f/2D
Nikon 85mm f/1.8G

NIKON D750 VS CANON 5D MK III

Meus pros e contras estão baseados na D750. E que fique claro aqui que não sou pago por nenhuma marca. Minha avaliação aqui é livre, espontânea e sem papas na língua.

Em primeiro lugar acho importante mencionar alguns aspectos dessas duas câmeras. A Canon 5D MK III é uma câmera de categoria superior a Nikon D750. Se colocássemos justamente lado a lado, a Nikon D810 seria a candidata correta. Então alguns contras citados para a D750 é por conta de suas limitações de categoria. Talvez os controles no corpo da câmera sejam as limitações principais. Também é importante dizer que a D750 é uma câmera dois anos e meio mais nova que a 5D MK III, por isso com uma vantagem tecnológica. A Canon 5D III completa em março de 2016 quatro anos de vida.

PROS DA D750

Foco

Foco mais rápido e preciso. Fiz vários testes com a D750 + 35 f/2d em condições com quase nenhum ponto de luz e a Nikon se mostrou incrivelmente precisa, mesmo sem usar a luz auxiliar da câmera. Isso realmente faz muita diferença em meu trabalho documental onde busco trabalhar sem interferir na cena com luz artificial.

Surpreendentemente o conjunto Nikon D750 + Nikon 35 f/2d (US$2387) funcionou melhor do que a Canon 5DIII + Canon 35 1.4L (US$3900) no quesito agilidade e precisão de foco em ambientes com muita ou mesmo pouca luz. A melhor lente com precisão de foco da Canon que eu já usei foi a 50mm 1.2L.

Já precisei fotografar uma família praticamente no escuro, com apenas luz de velas porque havia acabado a energia, e essa foi a única lente que eu conseguia focar. Todas as outras não encontravam o foco de jeito nenhum. Quando achava que estava em foco, clicava e na hora de conferir não havia foco em nada.

Canon 5DIII ISO 16000 50mm f/2.0 1/125

Canon 5DIII ISO 16000 50mm f/2.0 1/125

Eu não gosto de usar a luz auxiliar de foco no meu trabalho documental porque considero uma distração, por isso tenho 100% da dependência de um bom equipamento. Esse é um dos motivos porque também não usava e nem estou usando a famosa Sigma série Art, que apesar de ser uma lente com qualidade ótica incrível, deixa a desejar quando se precisa de foco preciso e rápido em ambientes com pouca luminosidade.

Não quer dizer que seja uma lente ruim, e que fique bem claro isso, mas pra minha necessidade não fazia sentido ter uma boa qualidade e perder o foco quando eu mais precisasse. Pelo menos nesse meu estilo de trabalho, não era pra mim.

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Nikon D750 ISO 12800 35mm f/2.0 1/30

Se o foco é lento eu perco o momento. E não há nitidez que vá fazer uma foto ser melhor que um bom momento. Ninguém olha pra uma foto do Bresson e diz, nossa, que foto nítida. Não se trata disso. Pra mim é sempre o momento que importa.

Botão AE-L/AF-L

Botão traseiro de foco AE-L/AF-L é mais confortável por ser mais largo que o botão de foco traseiro da 5D III. Pode parecer algo simples, mas achei interessante colocar todas as minhas percepções sobre cada detalhe técnico e de design.
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Peso e Tamanho

O corpo da D750 pesa 750g contra 950g da 5D III. Pra quem permanece 10-12 horas fotografando é significativo.

O tamanho é ligeiramente menor mas para mim tem uma boa pegada. Foi uma questão de costume. Não gosto do uso do grip por acrescentar peso e aumentar o tamanho. Prefiro um equipamento mais discreto. Esse também foi um dos motivos da minha opção por usar a lente 35mm f/2.0D. Compacta e leve sem deixar de ser uma lente rápida no foco e com excelente qualidade ótica.

Wi-Fi e Ajuste do Relógio

Usando o app para smartphone é possível conectar com a câmera e sincronizar a data e hora com o celular via Wi-fi. Isso é bem interessante e mais fácil para se configurar o horário correto do que fazer manualmente. Preciso fazer isso toda vez antes de começar um trabalho porque os relógios dos corpos sempre dão diferença depois de alguns dias.

A possibilidade de enviar uma foto para o celular e já postar nas redes sociais também é algo bem interessante e importante do ponto de vista do marketing.

Seletor de Foco Automático/Manual

O seletor de foco manual/automático é no corpo da câmera, diferente da Canon que é na lente. Quando usado com lentes da série D que tem uma trava para mudar o foco, evito qualquer problema de mudança sem meu consentimento. Na Canon já esbarrei algumas vezes nesse botão que fica na lente e mudou do automático para o manual sem que eu percebesse. Se isso acontece na entrada da noiva é perturbador.

Aparentemente a posição em que essa chave de mudança entre manual e automático fica na D750 não permite que um simples esbarrão mude sem que você perceba e então perca algumas fotos até se dar conta do que aconteceu.

 

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Velocidade de disparo

A D750 é ligeiramente mais rápida com 6.5fps contra 6fps da 5D III.

Qualidade dos arquivos

A latitude dos arquivos RAW foi uma das características que mais me encantou na D750. É possível na pós-produção recuperar nas áreas escuras até 4 pontos sem perder qualidade. As informações estão lá e no processamento do RAW é possível ver tudo isso. O mesmo resultado na 5D III eu conseguiria com apenas 2 pontos.

Isso permite que eu fotografe confortavelmente no modo AV com 1 ponto a menos e em alguns casos com até 2 pontos a menos afim de ter uma boa exposição nas altas luzes e poder recuperar na pós as informações nas baixas luzes. Na minha fotografia de parto tem me ajudado muito por conta das diferenças de exposição na sala de parto, onde na barriga da mãe existe uma luz muito forte e no rosto bem fraca.

Luz Interna do Painel de Controle

Ligar a luz do visor LCD menor, que fica no topo da câmera, é mais fácil de acessar na D750 porque é simplesmente rodar o botão de ligar/desligar. Mais prático do que apertar o botão na Canon e se confundir com outros controles.
nikon_d750_lcdmenor


Cartão de Memória

Esse é um dos pontos que eu sempre desejei algo melhor na minha 5D III. O disparo de fotos com gravação nos dois slots de SD é aburdamente mais rápido na D750 do que na 5D III que usa slots para cartões de memória CF e SD.

Na Canon eu usava cartões CF da Sandisk de 160MB/s e era sempre muito rápido. Já cheguei a disparar no modo de disparo rápido (6fps) com arquivo em RAW full até 88 fotos sem que a câmera sequer desse um descanso entre os disparos. A grande dificuldade era quando eu usava o SD como backup, aí eu perdia toda a velocidade dos meus Sandisk Extreme Pro. Isso porque a Canon 5DIII tem uma limitação no slot SD que grava a míseros 21MB/s. Então não adianta ter um CF extremamente rápido se você pretende usar o slot SD como backup.

Para poder usar disparos rápidos na 5DIII você não pode considerar usar o SD como backup, caso contrário vai travar no buffer antes mesmo de chegar nos primeiros 8 disparos contínuos. E aqui estou falando de RAW full em ambos os cartões. Essa limitação do slot SD foi algo que eu sempre detestei na 5DIII.

Na Nikon estou usando backup nos dois SDs com RAW full, com dois cartões Sandisk Extreme Pro de 95MB/s. Enquanto na Canon 5DIII eu conseguia gravar no máximo 8 fotos sem travar o disparo por entrar no buffer, na Nikon D750 eu chego a gravar 18 fotos e ainda assim durante o esvaziamento do buffer ela consegue gravar mais de uma foto por segundo. Os dois slots de cartão são rápidos na D750.

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Seletor de Velocidade de Disparo

O seletor para escolher a velocidade de disparo na D750 não é um botão digital como na Canon. É um dial analógico que é muito mais intuitivo e de rápido acesso do que um botão. Além disso há um botão que funciona como trava para que você não esbarre e mude de opção por acidente.

Eu não sei porque esses botões analógicos não são tão mais usados. Existem coisas que o digital não substitui. O seletor analógico acaba sendo mais prático e rápido porque é visual e mais fácil do que apertar um botão e procurar entre os modos de disparo único, baixa velocidade, alta velocidades, silencioso, etc.

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Escolha da Área da Imagem

Há a possibilidade de fotografar tanto no modo fullframe FX (1.0x) quanto nos modos cropados 1.2x ou DX (1.5x). Isso é bem interessante quando você precisa de uma lente mais fechada e não consegue se aproximar mais. No visor aparece demarcado qual o limite do seu quadro para que você possa compor corretamente. Configurei o botão Fn para acessar o primeiro item do Meu Menu, que é exatamente a Escolha da Área da Imagem.

Configuração da Sensibilidade do ISO

Pra quem usa bastante o modo AV, a D750 traz alguns recursos a mais que considero muito importantes. No meu trabalho documental de família e durante o making of e cerimônia nos casamentos faço praticamente tudo no modo de prioridade de abertura da câmera (A na Nikon e AV na Canon). Isso faz com que eu tenha agilidade nas configurações de fotometria enquanto penso no momento e composição. Basicamente eu deixo a câmera trabalhar por mim sem que eu perca o controle do que quero. O modo M (Manual) uso apenas quando preciso de uma configuração específica ou vou trabalhar com flash na recepção. O flash também trabalho 100% no manual.

Pra isso eu defino o modo AV e configuro o ISO no automático. Mas só isso não basta. Se você não tiver configurado um mínimo e máximo de operação do ISO automático assim como a velocidade mínima que a câmera deve operar, os resultados poderão ser desastrosos porque a câmera vai buscar sempre um ISO e velocidade menor. Fotografar com velocidade abaixo de 1/60 é perigoso e dependendo da lente que você estiver usando vai tremer tudo.

Com o ISO no automático eu configuro o mínimo e máximo que a câmera deve trabalhar. Na D750 e 5DIII é de 100 a 12800. Cada câmera terá um limite aceitável de ruído e na minha opinião dessas duas câmeras esses são eles.

Mas a grande vantagem da Nikon é que a velocidade mínima de disparo tem mais opções de configuração do que na Canon 5D MKIII, que tem entre as velocidades 1/60s e 1/250s apenas o 1/125s, que era a minha opção quando estava com ela. A D750 traz opções graduais de velocidades, onde posso escolher dentre todas as opções de velocidade que a câmera já oferece no modo manual. Comparando lado a lado, entre as velocidades 1/60s e 1/250s eu tenho na D750 1/80s, 1/100s, 1/125s, 1/160s e 1/200s. Muito mais opções de personalização.

Estou usando 1/160s na D750.

Tela LCD

Ter uma tela LCD articulável ajuda bastante e evita que eu precise estar esparramado no chão buscando um melhor ângulo. Muito mais conforto para fotografar em casos onde eu precise abaixar ou fotografar mais do alto.

nikon_d750_body-lcd

CONTRAS

Botão ISO

Os controles para acesso ao ISO não me agradaram. Quando aperto o botão do ISO, a tela LCD liga automaticamente. Isso me atrapalha por conta da iluminação, além de consumir mais bateria. É desnecessário visto que tenho o controle dentro do visor ocular. Faltou um sensor para detectar o rosto próximo da câmera ou uma opção para se desligar no menu.

Uma atualização de firmware resolveria o problema incluindo uma opção para desligar definitivamente e o controle ser apenas pelo visor. O botão rec foi alterado para configurar o ISO e ajuda bastante para não confundir com os botões do lado da tela LCD que são muitos.

Se o botão de disparo estiver pressionado ao mesmo tempo que o botão do ISO, o display do LCD não liga e é possível fazer os ajustes normalmente pelo visor ocular. Por enquanto é a única alternativa que encontrei.

Botão Joystick

O botão joystick que fica atrás da câmera e permite definir o ponto de foco não é tão bom quanto da 5D III. Apesar de não ser uma configuração padrão da Canon, esse joystick quando configurado para essa função trazia um rápido acesso aos pontos focais da câmera. Talvez por ele ser menor facilitava essa seleção.

Na D750 esse joystick tem no meio um botão OK. Quando apertado o botão OK o ponto de foco vai para o centro, como na MK III, mas ao apertar novamente não volta para o ponto focal anterior. Eu usava isso na MKIII e era bem útil.

Disparo Silencioso

O disparo da D750 é mais suave, porém o modo silencioso está longe de ser silencioso. Atrapalha na fotografia documental de família, principalmente com bebês. O silencioso que eu tinha na 5DIII era muito mais discreto. Quando fotografo bebês dormindo eles se assustam com o disparo. Minha alternativa vai ser fotografar com uma mirrorless nesse momento.

Menu

Pode ser costume meu, mas achei o menu da Nikon confuso. A Canon possui um menu mais intuitivo com imagens que já nos dizem o que é cada coisa. Já consigo encontrar praticamente tudo e estou adaptado, mas sinto falta de algo mais bonitinho.

Há uma opção chamada Salvar/Carregar Configurações, que permite que você configure uma câmera de uma forma e copie essas configurações para a outra. Uma mão na roda até para deixar como backup.

Flash

O que eu pensei que seria o máximo da Nikon, o que sempre ouvi dos flashes dessa marca, foi decepcionante. Digo isso porque usando a 5DIII eu tinha todos os controles do meu flash no próprio menu da câmera. E como uso flash off câmera com um assistente ou tripé segurando o flash, essa praticidade de ter tudo na mão facilitava muito.

Com a Nikon D750 eu não tenho mais os controles no menu da câmera e tenho que partir para rádios que me forneçam esse recurso. O que testei até o momento, o YN-622-TX com um YN-622N, não me agradou muito. Os controles são muito limitados e nem sempre tenho 100% de eficácia no disparo. Aparentemente o flash 580EXII e 600 EX RT eram mais fortes. Não cheguei a testar com o fotômetro, foi apenas uma percepção de resultado com a mesma potência que eu usava na Canon e agora preciso colocar um pouco mais forte na Nikon. Na Canon funcionava muito bem os rádios Yongnuo mais simples com apenas dois YN-622C, um no corpo e outro no flash.

CANON OU NIKON? CONSIDERAÇÕES FINAIS

Não acredito que vá existir uma câmera 100% e que atenda sempre em todos os requisitos porque cada fotógrafo tem uma experiência, costume e necessidades diferentes. A grande questão é o que a câmera oferece na questão técnica e personalização para atender a cada tipo de fotógrafo. Pra mim hoje a D750 é a câmera perfeita para o meu tipo de trabalho na fotografia documental.

O que eu mais gostei na D750 foi a precisão e rapidez de foco. Feliz por saber que meu aproveitamento será ainda maior daqui pra frente.

Algumas fotos que fiz na fotografia documental de família e parto com a Nikon D750.

Nikon D750 ISO 100 35mm f/2.0 1/320

Nikon D750 ISO 100 35mm f/2.0 1/320

 

Nikon D750 ISO 4500 35mm f/4.5 1/160

Nikon D750 ISO 4500 35mm f/4.5 1/160

 

Nikon D750 ISO 640 35mm f/7.1 1/125

Nikon D750 ISO 640 35mm f/7.1 1/12

 

Nikon D750 ISO 4000 f/2.8 1/125

Nikon D750 ISO 4000 f/2.8 1/125

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MINHAS CONFIGURAÇÕES PERSONALIZADAS

Veja nesse artigo as minhas configurações personalizadas da D750 e como usar na sua câmera.