Como escolher uma câmera para começar na fotografia

|, Fotografia|Como escolher uma câmera para começar na fotografia

Como escolher uma câmera para começar na fotografia

Qualquer pessoa que pretende iniciar uma carreira na fotografia ou decide aprender a criar imagens mais sofisticadas se depara, logo no início, com uma questão de difícil resposta: qual tipo de câmera para começar no ramo?

A internet, onde parece haver respostas para tudo, muitas vezes não ajuda o entusiasta a encontrar uma resposta satisfatória. A questão, como você verá abaixo, é que não há mesmo uma resposta definitiva. Tudo depende de seus objetivos, prioridades e capacidade de investimento.

O importante é investir em um equipamento que permita o estudo desde noções básicas de fotografia até situações mais avançadas. Hoje vou te mostrar que opções são essas e confira a melhor relação custo-benefício para o seu caso.

Objetivos

O primeiro passo é decidir o que você pretende realizar. Registrar aquela grande viagem em família? Captar o cotidiano da cidade em fotos de rua? Registrar objetos e eventos que te interessam (aviões, arquitetura, esportes)?

O ideal é apostar em uma câmera para começar do tipo DSLR (Digital Single Lens Reflex) ou Mirrorless, que permitem a exploração de vários recursos, além de ter lentes intercambiáveis. A lente (o termo mais profissional é “objetiva”), aliás, é um capítulo à parte sobre os equipamentos fotográficos que podemos abordar em outro texto.

Se você pretende apenas estudar composição e treinar o olhar, até uma câmera “apontar e disparar” já serve. Essas câmeras são as compactas, que deixaram de fazer sucesso depois do advento dos smartphones e suas poderosas (mas nem tanto) câmeras embutidas.

Conheça, abaixo, cada tipo de câmera disponível no mercado e suas aplicações.

Câmeras compactas

As câmeras compactas possuem muitas funcionalidades e servem para estudar composição, enquadramento, luz. Elas possuem sensores de alta qualidade e permitem o uso no modo manual, com possibilidade de variar itens como ISO (a sensibilidade do sensor) e balanço de branco. Alguns modelos compactos para iniciantes são as da linha Coolpix da Nikon e as da linha Powershot, da Canon, além da Cyber-Shot da Sony.

DSLR de entrada: boa opção de câmera para começar

Os equipamentos DSLRs são câmeras profissionais para iniciantes. Com elas, é possível realizar praticamente tudo o que um fotógrafo precisa para criar imagens impactantes. Os sensores são do tipo APS-C e as possibilidades de variações no modo manual são imensas.

São ótimas opções de câmeras para começar na fotografia, pois com elas é possível variar abertura do diafragma, ISO, velocidade do obturador e produzir imagens mais limpas e detalhadas sem precisar gastar muito dinheiro.

Os principais equipamentos dessa linha são as D3200, D3300, D3400, D5200 e D5300, da Nikon; a Sony α58 e os modelos T5, T5i e T6i da Canon.

DSLR avançada

As DSLRs avançadas são as famosas full frames, que tem os sensores maiores, do tamanho do frame dos filmes analógicos (35mm). Esse tamanho permite captar mais luz através de um ISO mais alto.

O tamanho da imagem também é maior do que as das câmeras de entrada, pois o aproveitamento da área do sensor é completa. Nos sensores APS-C, a imagem é “cortada”.

Por ser mais robusta e apresentar várias vantagens em relação às câmeras com sensor APS-C, uma full frame é mais cara e deve ser sua câmera para começar apenas se tiver um bom dinheiro para investir.

Os principais modelos nessa linha são as D610, D750 e D810, da Nikon; a Sony α99 e os modelos 6D e 5D da Canon.

Uma nota: existem modelos intermediários entre as câmeras de entrada e as avançadas. São os modelos D7000, D7100, D7200, D7300 e D500, da Nikon; a Sony α77 e os modelos 70D, 80D e 7D Mark II da Canon.

Elas são mais volumosas e pesadas que as DSLRs de entrada e seus sistemas são mais sofisticados e com respostas mais rápidas às necessidades do profissional. Boas opções de câmera para começar.

Mirrorless de entrada

Outra opção de câmera para iniciantes são as mirrorless. Elas são equipamentos profissionais e se dividem em modelos de entrada e avançadas, como as DSLRs. A diferença é o mecanismo por trás da captação da imagem, pois elas não têm espelho, por isso seu corpo é menor, do tamanho das compactas, mas com qualidade superior de imagem. São câmeras para começar com ótimo custo-benefício.

Os modelos mais conhecidos são a Sony A6000, Sony NEX 7, Sony A6300, Olympus OM-D E-M10 II, Fujifilm X-T20, Panasonic Lumix DMC-G85 e Panasonic Lumix DMC-G85.

Mirrorless avançada

As mirrorless mais sofisticadas são mais robustas e seus visores são grandes e transmitem exatamente aquilo que vai ser captado pela objetiva (que costuma custar tão caro quanto o corpo do equipamento). Essas câmeras são voltadas para profissionais ou amadores exigentes em estágio avançado no uso de técnicas para produção de imagens.

Os modelos desse tipo são a Fuji X-T2, Fujifilm X-T1, Olympus E-M1 II, Olympus PEN-F e os modelos A6500, A7II e A9 da Sony. Assim como as full frames, devem ser sua câmera para começar apenas se tiver uma boa verba para investir.

A Fujifilm X-Pro2 também é uma mirrorless avançada que foi tratada por aqui em um review especial, com dois artigos. Não deixe de conferir os textos.

Como você viu, escolher uma câmera para começar na fotografia não é tão simples. Saber exatamente qual o seu objetivo é essencial para não gastar muito dinheiro nem investir em um equipamento aquém das suas possibilidades.

Espero que este conteúdo tenha sido útil. Conte para gente nos comentários o que achou! Até a próxima! 

By |2017-12-04T15:47:59+00:00dezembro 11th, 2017|Categories: Equipamentos, Fotografia|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.
Inscreva-se na nossa Newsletter

Inscreva-se na nossa Newsletter

Entre para nossa lista e receba mensagens que vão levar sua fotografia e negócio a outro nível.

Falta apenas mais um passo. Você precisa confirmar seu email!