Qual a identidade da sua fotografia?

||Qual a identidade da sua fotografia?

Qual a identidade da sua fotografia?

Ontem, numa sessão de coaching com um dos fotógrafos que acompanho, ele comentou que estava numa certa crise de identidade. Após alguns meses trabalhando juntos, depois das sessões de críticas e avaliações dos trabalhos realizados, mudanças ocorreram. Ele mudou e consequentemente a sua fotografia mudou.

Seu último trabalho foi um pouco mais difícil. A grande questão agora era, ele já sabia como não queria fotografar, mas estava perdido em achar a própria identidade, seu estilo em como gostaria de ver seu trabalho pronto. Quem eu sou, para onde vou?

Essa busca da A , mas é tão intensa e mais comum do que se imagina. Frequentemente encontro ou conheço algum fotógrafo com a crise de identidade. Confesso que essa busca já me perturbou muito. Eu já passei por isso e levou um bom tempo para que eu soubesse exatamente o que e como eu queria que minhas fotos fossem. Há alguns meses atrás me encontrei . E há poucos dias me vi mudando uma coisinha aqui e outra ali novamente.

A verdade é que não existe um ponto final. Nós fotografamos aquilo que nós somos e nós mudamos ao longo da vida. Vamos aprendendo e consumindo coisas novas. Lemos novos livros, conhecemos novos artistas, aprendemos a gostar de novas músicas, mudamos hábitos e passamos por experiências que certamente mudam a nossa forma de ver o mundo e consequentemente da nossa fotografia.

Fiquei feliz pelo meu coachee. Esse é um ponto importante. Para descobrir o que gostamos precisamos descobrir o que não gostamos. E a partir daí vamos caminhando em busca dessa identidade que vai mudando e talvez por isso seja tão difícil de encontrá-la.

O importante é continuar essa busca toda vez que você estiver cansado do que está produzindo. Essa constante insatisfação é o que nos move a não parar no tempo e criar algo diferente.

Se você está numa crise de identidade com a sua fotografia, não se preocupe. Faz parte do processo de amadurecimento e formação de um fotógrafo.

Sugiro que você busque referências do que não gosta e referências do que gosta. Procure ver o seu trabalho aplicado a essas identidades e estilos. Isso vai te ajudar a encontrar a sua própria identidade.

By |2016-07-13T20:18:50+00:00agosto 7th, 2014|Categories: Fotografia|1 Comment

About the Author:

Renato dPaula, formado em Publicidade e Propaganda, marido e pai, é um premiado fotógrafo de casamentos que coleciona mais de 100 prêmios nacionais e internacionais pelas principais associações de fotografia do mundo. Já foi listado entre os TOP 10 do mundo pela respeitada associação internacional ISPWP e apareceu por mais três vezes na lista dos TOP 20. Conquistou por duas vezes em 2013 e 2014 o prêmio Wedding Best nas categorias Making of e Fine Art e recebeu o troféu Lente de Ouro em 2014 pelos mais premiados do ano. Já foi palestrante dos maiores e mais respeitados eventos de fotografia do Brasil. É o idealizador do projeto Fotógrafo de Sucesso e hoje divide seu trabalho de fotografia entre workshops e mentorias para fotógrafos de todo o Brasil.  Seu trabalho é marcado pelo registro documental que retrata a história das famílias que fotografa. Casamentos, partos e a fotografia documental de família são três trabalhos que definem sua identidade como profissional. Em suas imagens ganham destaque o ruído, a textura e o contraste. Relevância é a palavra que define o que fotografa, segundo ele mesmo.

One Comment

  1. […] era um diferencial para o profissional. Diferencial é linguagem e como você define a sua identidade na fotografia. O que veremos aqui são as vantagens e desvantagens de um excelente equipamento e o porque eu o […]

Leave A Comment

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.
Inscreva-se na nossa Newsletter

Inscreva-se na nossa Newsletter

Entre para nossa lista e receba mensagens que vão levar sua fotografia e negócio a outro nível.

Falta apenas mais um passo. Você precisa confirmar seu email!